Últimas

'É romance e teatro, tudo num texto só', afirma criador de gênero literário

Amigo de Plínio Marcos, autor 'promete' que não morrerá logo só para valorizar obra

Publicado pela editora independente AgBook, o romance cênico "Deus me disse que não existe" cruzou o oceano e já está disponível em versão eBook no site da Bertrand Livreiros, rede fundada em Lisboa em 1732, e na Wook, maior livraria eletrônica de Portugal. No Brasil, a obra está no catálogo da Livraria Saraiva e da própria AgBook /Clube de Autores.

Criação do brasileiro José Paulo Lanyi, “Deus me disse que não existe” marca o nascimento de um novo gênero literário, o romance cênico, que o autor explica na entrevista a seguir.

Escritor, jornalista, produtor, crítico, roteirista e dramaturgo, Lanyi escreveu vários livros, entre romances, volumes de crítica e textos teatrais e para cinema e televisão. Ele publicou, pela Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, sua peça “Quando Dorme o Vilarejo”, reconhecida em 2002 com o Prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos. O texto foi encenado com o apoio da ONU no Teatro São Bento, em São Paulo, em 10 de dezembro de 2008, data em que se comemoraram os 60 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Ele se graduou em jornalismo pela Faculdade Cásper Líbero (SP), em 1993. Foi repórter de algumas das principais emissoras de rádio e televisão de São Paulo, entre elas, TV Bandeirantes, TV Manchete , CBN, Rádio Globo, Radiobrás e CNT. Na TV Globo-SP, coordenou a produção da rede no "Jornal Hoje" e produziu o "SP-TV-1a Edição", além do "Jornal Nacional" e do "Bom Dia Brasil".

O que é o romance cênico?

José Paulo Lanyi - É uma narração com estrutura mista-- prosa e texto teatral. O leitor depara com duas obras: a que começa na primeira letra e se encerra no ponto final da história-- o romance; e a que se desenvolve apenas nos diálogos que compõem as cenas--o teatro. O desafio do escritor é harmonizar os dois gêneros, de forma que o enredo se sustente tanto nas mãos do leitor quanto no palco.

'Deus me disse que não existe' é, ao mesmo tempo, um romance e uma peça de teatro?

JPL - Sim, o romance cênico é romance e teatro, tudo num texto só. A história se desenvolve em uma estrutura de romance. E determinados trechos delimitam a peça de teatro.

Os diálogos da peça vêm separados do romance?

JPL - Não, eles integram o romance. Mas já estão marcados em uma estrutura dramatúrgica, com atos e cenas.

E quando o texto teatral for montado? Qual será a influência do romance no palco?

JPL - Em 'Deus me Disse que Não Existe', o relato se dá em primeira pessoa. O narrador é uma personagem e, no palco, pode se limitar aos seus diálogos de cena. Mas em uma outra história, nessa mesma estrutura do romance cênico, o narrador deverá participar do romance, necessariamente, mas não na peça de teatro. Ele poderá ser uma personagem oculta da peça, não entrará em cena, mas comporá o universo de criação do tema e é parte fundamental da história que se encena.

Pode-se perguntar até que ponto a visão crítica do narrador, como participante ou simplesmente condutor do enredo, poderá influenciar o trabalho de direção e de interpretação teatrais. Essa é uma questão que os diretores e atores terão que responder. É um material que enseja muitos estudos.

Recentemente o seu livro chegou a Portugal. Quais são as suas expectativas?

JPL - Fiquei muito contente com a receptividade dessas livrarias de além-mar, que são muito importantes. E há alguns dias recebi uma proposta para publicar o romance cênico por uma editora portuguesa.

As possibilidades são grandes, tenho certeza de que a chegada de um novo gênero literário receberá, tanto em Portugal quanto no Brasil, a atenção que uma iniciativa como essa merece. Meu amigo Plínio Marcos costumava dizer: “Prometo morrer logo para valorizar a minha obra” (risos). Ele dizia isso quando vendia os livros dele na rua. Eu prometo não morrer logo. Quero ver o que acontece com a minha criação. Estarei vivo para satisfazer essa minha curiosidade. Espero.


***


A obra no site da Bertrand Livreiros:

http://www.bertrand.pt/ficha/deus-me-disse-que-nao-existe?id=16419545


***


Na página da Livraria Saraiva:

http://www.saraiva.com.br/deus-me-disse-que-nao-existe-8875113.html


***


Na AgBook/Clube de Autores:

https://agbook.com.br/book/174082--Deus_me_disse_que_nao_existe


***


Perfil público do autor:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Paulo_Lanyi

***


Informações e pedidos de entrevista:

Rigel Comunicação.

Contato: rigelcomun@outlook.com (Matias Quintino).

ATENÇÃO: o eBook de “Deus me disse que não existe” está disponível para os interessados, exclusivamente para uso jornalístico. Se quiser recebê-lo gratuitamente, solicite-o por e-mail à Rigel Comunicação.

Nenhum comentário