Últimas

Por que tantos médicos e fisioterapeutas indicam o Pilates para a terceira idade?


Estudos mostram que ao envelhecermos temos uma perda tanto de massa óssea como de massa muscular o que reduz a resistência, o equilíbrio, a força muscular e consequentemente a piora da postura. O Pilates tem se mostrado um grande aliado para minimizar essa perda por ser uma atividade de baixo impacto nas articulações e com poucas contraindicações, sendo assim, muito recomendado por médicos, fisioterapeutas e outros profissionais de saúde.

No Universo Postura Pilates, acompanhamos nossos idosos oferecendo um resgate da mobilidade e execução das atividades diárias que antes eram fáceis e corriqueiras e que atualmente se tornaram difíceis e limitadas. O nosso maior objetivo é oferecer saúde e uma vida ativa e independente por maior tempo possível.

Com o método Pilates conseguimos resgatar a ligação corpo e mente melhorando a consciência corporal, pois a execução dos movimentos deve ser de forma suave, controlada e sincronizada com a respiração, fazendo o praticante se concentrar cada vez mais. Realizamos exercícios de fortalecimento muscular, propriocepção, equilíbrio e alongamentos.

Diversos benefícios podem ser obtidos como:

- Melhora da locomoção, tendo maior independência.

- Aumento da capacidade respiratória, prevenindo doenças respiratórias recorrentes.

- Melhor equilíbrio corporal, reduzindo o risco de quedas e consequentemente de fraturas.

- Fortalecimento do assoalho pélvico tendo um maior controle dos esfíncteres, reduzindo a incontinência urinária e fecal. E também melhorando a atividade sexual, principalmente em mulheres.

- Aumento da autoestima e autoconfiança.

Antes de iniciar a prática é realizada uma avaliação física e postural para melhor acompanhamento do idoso. Devem ser respeitadas algumas contraindicações como hipertensão não controlada, cardiopatias não controladas, quadros de flebites e trombose. A busca por profissional qualificado garante uma prática segura e os resultados serão excelentes.

Fonte: fisioterapeuta Graziele Almeida, do Universo Postura Pilates.

Nenhum comentário