Últimas

Lançamento do livro Simplesmente Irmãos

Um livro que conta histórias, vivências e momentos dos irmãos 
de pessoas com deficiência intelectual.


Uma proposta que começou há mais de cinco anos acaba de ser concretizada. Reunir em uma obra literária algumas histórias, vivências e dúvidas dos irmãos de pessoas com deficiência intelectual. Um texto gostoso de ler e que tem a intensão de promover a troca de experiências, incentivando e reforçando as relações interpessoais em famílias um pouco diferentes.

O livro “Simplesmente Irmãos” foi escrito por integrantes do Grupo de Irmãos da Associação Carpe Diem, com o suporte da psicóloga Nancy Costa e das assistentes sociais Lucinha Cortez e Juliana Righini. Inclusão, convivência em sociedade, desenvolvimento, pessoas com deficiência, família, protagonismo, mercado de trabalho, vergonha, conquista, satisfação, decepção, orgulho. Esses são apenas alguns dos temas abordados na obra.

O Grupo de Irmãos surgiu diante de um contexto maior. A Associação Carpe Diem, por meio de seus profissionais altamente capacitados, sempre acreditou que a formação de uma rede de influência facilitaria o desenvolvimento e a capacitação das pessoas com deficiência intelectual. Diante deste cenário, os irmãos dos jovens e adultos que frequentavam a associação, não poderiam ser deixados de fora desta grande corrente. Em 1998 surgia o Grupo de Irmãos Carpe Diem, formado por pessoas com diferentes características, mas que compartilhavam um aspecto comum: ter um(a) irmã(o) com deficiência intelectual.

As reuniões foram acontecendo, juntamente com trabalhos individuais, e cada vez mais os integrantes sentiam a necessidade de externar os temas trabalhados. Cada vez mais percebiam o quanto as discussões poderiam agregar informações e valores às outras pessoas que teriam os mesmos questionamentos. Cada vez mais percebiam a necessidade de compartilhar experiências, tanto boas, quanto ruins. Dessa forma surgiu a ideia de produzirem um livro que reunisse um pouco de todas essas vivências, e os trabalhos foram iniciados!

Após a revisão e conclusão dos textos, uma parceria voluntária com o jornalista Jean Jean-Frédéric Pluvinage, da editora Foxtablet, permitiu que o livro ganhasse forma. Jean foi o responsável por todo o processo burocrático e formatação para que os textos se transformassem um e-book. Na sequência, uma conversa da então presidente da Associação Carpe Diem, Gloria Moreira Sales, com a Secretária Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Profª. Linamara Rizzo Battistella, presenteou o Grupo com 1 mil exemplares da versão impressa.

Finalmente agora, no início de 2016, está oficializado o lançamento da obra “Simplesmente Irmãos”, que pode ser encontrada na versão impressa e também no formato e-book.

Site Simplesmente Irmãos: www.simplesmenteirmaos.com.br
Grupo para informações relacionadas ao livro: www.facebook.com/groups/1382129365146202/
Associação Carpe Diem no Facebook: https://www.facebook.com/associacaocarpediem/?fref=ts

PARA SUA AGENDA

EVENTO: Lançamento do livro Simplesmente Irmãos
DATA: 29 de março de 2016 (terça-feira)
HORÁRIO: das 19 às 23h30
LOCAL: Namadá – Rua Aspicuelta, 436 – Vila Madalena - São Paulo/SP
OBS: Pede-se confirmação de presença pelo email: livrosimplesmenteirmaos@gmail.com

SOBRE A ASSOCIAÇÃO CARPE DIEM

Carpe Diem foi uma associação sem fins lucrativos que sempre acreditou nas competências das pessoas com deficiência intelectual e na importância de associar a comunidade, família, seus filhos e profissionais, utilizando todos os recursos disponíveis na tentativa de transformar para melhor, a sociedade em que vivemos.

Dirigido e impulsionado por profissionais e voluntários multiplicadores envolvidos com o desafio principal da inclusão social e profissional. Esta associação, que mantinha sede no bairro de Moema, em São Paulo, mesmo após o encerramento das atividades oficiais, plantou sementes e formou multiplicadores que continuarão disseminando os seus ideais no trabalho e na vivência com as pessoas com deficiência intelectual. A luta para que esses indivíduos tenham o reconhecimento de suas capacidades produtivas, de seus direitos, deveres, necessidades, sonhos e de tantos outros ideais, permanece viva.


SOBRE OS NOVE AUTORES


Bianca Chemin Sturlini

Formada em Relações Públicas e Pós-graduada em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado.
É irmã do Bruno Chemin Sturlini.



Bruno Guerrino 

Formado em Designer de Produto. Atua como empresário na área de tecnologia da informação.
É irmão do Cristiano Guerrino.



Carolina Aleoni Arruda 


Formada em Propaganda & Marketing e Pós-graduada em Gestão de Comunicação de Marketing pela Universidade de São Paulo.
É irmã do Claudio Aleoni Arruda.



Letícia Lelot 

Psicóloga formada pela FMU, atua na área de Recursos Humanos.
É irmã do Zeca Lelot.




Lucia Dini Pereira 

Formada em Engenharia de Produção pela Escola Politécnica da USP e Pós-graduada pela Kellogg School of Management da Northwestern University.
É irmã do Julio Dini Pereira.



Virginia Cardoso 

Psicóloga clínica e Mediadora de Conflitos.
É irmã do Luiz Augusto Cardoso.




Juliana Barica Righini 

Assistente Social, consultora na área da deficiência intelectual.
Profissional da Associação Carpe Diem, entre 2008 e 2015.




Lucinha Cortez 

Assistente Social e cofundadora da Associação Carpe Diem.
É irmã da Miroca.




Nancy Costa 
Psicóloga com Especialização na Área das Deficiências – USP. Coautora do livro “Somos Todos Iguais?” e do livro “Tríplice Parceria”. Cofundadora da Associação Carpe Diem. Trabalhou como Psicóloga na Associação Carpe Diem. Irmã de Hélio, Mauro e Noemy

Nenhum comentário