Últimas

Estudantes de São José dos Campos conquistam o ouro em Olimpíada de Matemática

Os alunos do Ensino Fundamental 2 do Colégio Poliedro também levaram para casa medalhas de prata da maior competição interclasses 
da disciplina no mundo

Nesta semana, os alunos do Colégio Poliedro tiveram uma ótima notícia. Eles conquistaram medalhas de ouro e prata na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras (MSF), a maior competição interclasses da disciplina no mundo, que conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental 1 e 2 e Ensino Médio.

A MSF deste ano foi realizada no dia 15 de abril, quando os estudantes do Poliedro realizaram uma prova de uma hora e meia em equipes e de maneira colaborativa, contendo exercícios e desafios de Matemática que estimulam a imaginação, racionalização e formação de situações cotidianas.

As medalhas de ouro e prata conquistadas pelo Colégio Poliedro são provenientes do ranking estadual. Os estudantes também conquistaram medalhas de prata na competição que envolveu todo o País. “Trata-se de um excelente resultado. As medalhas conquistadas pelos competidores devem incentivar mais alunos a competirem em olimpíadas como essa. Participar de uma olimpíada traz melhorias para o currículo e ajuda na escolha de uma profissão”, afirma o coordenador da Turma ITA do Curso Poliedro São José dos Campos, Thiago Costa, responsável pelo projeto de incentivo aos alunos na participação em olimpíadas científicas.

A Olimpíada Internacional Matemática sem Fronteiras é a edição brasileira de Mathématiques Sans Frontières, competição criada em 1990 na França e atualmente realizada em mais de 30 países. No Brasil foram mais de 50 mil alunos de quase mil escolas públicas e privadas de todos os estados. Entre os mais de 4 mil grupos do 4º ano do fundamental ao 3º ano do médio, 752 grupos foram medalhistas. “Essa foi a primeira vez que os estudantes do Poliedro participaram desta prova. Estamos muito satisfeitos com o desempenho obtido”, afirma Lucas Nyari, analista de suporte em olimpíadas do Poliedro.

Neste ano, os estudantes do Poliedro também tiveram um ótimo desempenho na Olimpíada Canguru de Matemática. No total, foram 50 alunos medalhistas distribuídos entre as unidades de São Paulo (capital) e São José dos Campos. São 17 medalhas a mais em comparação com 2015. Os estudantes conquistaram 10 medalhas de ouro, 15 de prata e 25 de bronze.

Ainda em matemática, os alunos da marca educacional irão competir nas Olimpíadas Paulista e Brasileira em 2016. Confira a classificação dos estudantes do Poliedro na Olimpíada Internacional Matemática Sem Fronteiras:

Ranking Estadual:

6º ano B (29 alunos): ouro
7º ano C (34 alunos): prata
8º ano B (36 alunos): prata
9º ano E (35 alunos): prata

Ranking Nacional:

6º ano B (29 alunos): prata
7º ano C (34 alunos): prata
8º ano B (36 alunos): prata
9º ano E (35 alunos): prata

8 motivos para participar de uma olímpiada

1. Olimpíadas são desafiadoras. Não adianta negar: desafios são divertidos. Lembra de algum jogo que você jogou muitas e muitas vezes tentando passar de uma determinada fase? Se ele fosse muito fácil, você não teria gostado tanto e provavelmente sequer se lembraria dele.

2. É uma oportunidade de você aprofundar os conhecimentos em uma matéria que você se interesse. Gosta de fazer contas, treinar o raciocínio e de Matemática? Gosta de computadores e gostaria de aprender mais sobre programação ou alguma outra especialidade? Por que não se aprofundar e fazer uma prova específica sobre essa matéria que você gosta?

3. Abrir portas. Nessas competições vocês podem conhecer professores das principais universidades do país e do exterior, destaques em competições internacionais, etc. São muitas as oportunidades.

4. Currículo. Sempre é bom ter um bom currículo, nunca se sabe quando você pode precisar, e essas competições melhoram muito o seu currículo escolar.

5. Amizades. Nesses torneios você sempre conhece pessoas novas.

6. Treinamento para o vestibular. Ao realizar estas provas você inevitavelmente está se preparando para um vestibular, pois elas possuem nível semelhante, quando não superiores, as dos principais vestibulares brasileiros.

7. Melhorar o seu rendimento escolar. Estudar para olimpíadas é igual a se preparar para correr uma maratona: quando você se prepara para correr 42 km, uma corrida de 1,5 km não será nenhum desafio para você e o mesmo acontecerá com essas matérias na sala de aula.

8. Esse talvez seja o motivo mais importante: Incentivo à Ciência. As medalhas não devem ser o único objetivo dos competidores. Afinal, você vai conhecer novos assuntos e ter a oportunidade de dar os primeiros passos no mundo acadêmico de excelência. Permita-se descobrir uma habilidade que talvez você não conheça ou então aprimore algo que você ame fazer.

Sobre o Poliedro

O Colégio Poliedro de São José dos Campos (SP) figura no ranking das 100 melhores escolas do Enem 2014. Além disso, é o segundo colocado na região do Vale do Paraíba e o segundo no País no recorte dos 30 alunos com melhor desempenho nesta prova.

O Poliedro é uma marca educacional reconhecida principalmente pelo alto índice de aprovações em universidades públicas. No Vestibular 2016, foram 663 aprovações na Fuvest. Ao todo, o Poliedro já contabiliza, em 2016, 1.397 aprovados pelo SISU/Enem, em 86 universidades de 23 diferentes estados, mais o Distrito Federal. Há 20 anos, o Poliedro é o curso que mais aprova no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Neste ano, os alunos conquistaram 43 das 140 vagas disponíveis no Instituto.

Em 2015, o Poliedro foi a marca educacional mais reconhecida do Brasil na aplicação de tecnologia em educação. Venceu três prêmios: Partner of the Year 2015 da Microsoft, na Categoria Educação - América Latina; IT Leaders 2015, concedido pela Computerworld; As 100+ Inovadoras no uso de TI, concedido pela ITMidia com auditoria da PWC. Além disso, o Colégio Poliedro faz parte do seleto grupo com o certificado de Showcase School pela Microsoft. No Brasil, apenas quatro escolas participam.

Mais informações em www.sistemapoliedro.com.br.

Nenhum comentário