Últimas

Recebimento itinerante de embalagens vazias de defensivos agrícolas acontece em quatro cidades da Ilha de São Luis (MA)

Pequenos produtores podem devolver suas embalagens vazias de defensivos agrícolas sem precisar percorrer longas distâncias por meio dos recebimentos itinerantes. As ações consistem na montagem de estruturas temporárias em locais distantes das centrais de recebimento espalhadas pelo Brasil como forma de facilitar a devolução do material por parte dos agricultores. A iniciativa tem o apoio do inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) e é fundamental para aumentar a capilaridade do Sistema Campo Limpo (logística reversa de embalagens vazias de agrotóxicos).

Onde será: Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar e São Luis.
Quando acontecerá: 17 e 18 de novembro
Pontos de Recebimento: no dia 17 de novembro, entre 8h e 11h30, a devolução pode ser feita na cidade de Paço do Lumiar, na propriedade da Dona Julia (Rua do Anajar, 110, no Iguaiba). Das 13h30 às 17h30, o recebimento acontece no município de Raposa, na propriedade do Seu Humberto (na Rua do Bacurizal, s/nº, em Cumbique).

Em 18 de novembro, entre 8h e 11h30, os produtores podem levar as embalagens até São José de Ribamar, na Associação dos Trabalhadores Rurais da Mata, Senhor Abdon da Mata (Avenida dos Agricultores, 222, Mata). Das 13h30 às 17h30, o recebimento será em São Luis, na Presidente Edson de Sousa Almeida, próximo da entrada do Quebra Pote.

Realização: Associação do Comércio Agropecuário do Piauí – ACAPI, com o apoio da Agência Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão – AGED e inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias).

Sobre o inpEV

Há 15 anos, o inpEV (Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias) atua como núcleo de inteligência do Sistema Campo Limpo nas atividades de destinação de embalagens vazias de defensivos agrícolas e promove ações de conscientização e educação ambiental sobre o tema, conforme previsto em legislação. É uma instituição sem fins lucrativos formada por mais de 100 empresas e nove entidades representativas da indústria do setor, distribuidores e agricultores.

Sobre o Sistema Campo Limpo

O Sistema Campo Limpo tem como base o princípio das responsabilidades compartilhadas entre todos os elos da cadeia produtiva (agricultores, fabricantes e canais de distribuição, com apoio do poder público) para realizar a logística reversa de embalagens vazias de defensivos agrícolas. O Brasil é referência mundial na destinação ambientalmente correta do material, encaminhando 94% de embalagens plásticas primárias para reciclagem ou incineração.

Mais informações sobre o inpEV e o Sistema Campo Limpo estão disponíveis no site www.inpev.org.br, no Facebook, Youtube e Instagram.

Nenhum comentário