Últimas

As 10 dicas da AML Consulting para profissionais de prevenção à lavagem de dinheiro

Discrição, atenção a detalhes minuciosos e busca por evidências são pontos importantes no perfil para quem pretende atuar na área

São Paulo, 20 de dezembro de 2016 – A Lei 9.613, conhecida como “Lei da Lavagem de Dinheiro”, entrou em vigor em 1998, mas ainda são recorrentes os escândalos envolvendo importantes organizações nesse tipo de crime. Atualmente, a Lava Jato protagoniza a cobertura jornalística do país e agora ganha destaque no noticiário a votação das medidas anticorrupção, que tornam as regras muito mais rígidas. Esse cenário exige que o profissional de prevenção e combate à lavagem de dinheiro esteja cada vez mais capacitado. Mas como deve ser o perfil do gestor dessa área?

“Para colocar em prática as políticas e regras necessárias, não basta buscar uma coleção de diplomas ou certificados” alerta Alexandre Botelho, sócio-diretor da AML Consulting. “Fique atento ao perfil que se espera de um profissional com atuação na área e às especificidades que a carreira exige”, completa. Líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro, a AML já capacitou mais de 20 mil profissionais da área.

Confira as 10 dicas da AML para quem busca assegurar a efetividade das políticas, normas, procedimentos e controles internos:

1. Ouça;

2. Seja extremamente observador;

3. Veja aquilo que os outros normalmente não enxergam;

4. Não se contente com afirmações genéricas. Exija as evidências que comprovem o que foi relatado;

5. Analise com extrema cautela todas as informações e documentos;

6. Não afirme sem provas, mas permita-se fazer conjecturas;

7. Mantenha-se firme na sua posição, mesmo diante de fortes pressões;

8. Mude de opinião somente se alguém provar que você está equivocado;

9. Não fale sobre o seu trabalho com absolutamente ninguém e em lugar algum, exceto no seu ambiente restrito de trabalho e apenas com as pessoas que atuam diretamente com você;

10. Não fique frustrado com as críticas e reclamações das pessoas alocadas nas demais áreas da instituição, pois o seu trabalho é proteger o emprego delas e o seu também.

Sobre a AML
A AML Consulting é líder nacional no mercado de soluções e serviços de prevenção à lavagem de dinheiro. Com um portfólio completo voltado para a gestão eficiente dos riscos operacionais e de reputação, a empresa desenvolveu o Risk Money Management System, plataforma que organiza informações sobre pessoas físicas e empresas associadas a atividades ilícitas vinculadas a crimes financeiros ou infrações penais que podem anteceder à lavagem de dinheiro. São 20 mil fontes de informações monitoradas e meio milhão de nomes cadastrados nas Listas Restritivas Nacionais e Internacionais, PEPs e nos Módulos Socioambiental e de Processos Judiciais. Em outra frente complementar, a AML oferece consultoria e educação corporativa. Somente nos últimos sete anos, cerca de 20 mil profissionais foram capacitados através de treinamentos presenciais e online.

Nenhum comentário