Últimas

Cambridge English renova ferramenta digital gratuita de troca de correspondências entre alunos de diferentes países

Tradicional atividade de se comunicar por cartas com pessoas de lugares distantes do mundo é trabalhada no universo virtual para aprimorar o inglês de estudantes estrangeiros

Cambridge English Language Assessment, departamento da Universidade de Cambridge responsável por avaliações de proficiência da língua inglesa e formação de professores, acaba de reformular o recurso de comunicação Penfriends (https://penfriends.cambridgeenglish.org/), oferecido gratuitamente para escolas ao redor do mundo. Trata-se de um portal em que instituições de ensino podem se cadastrar para que seus alunos produzam, enviem e recebam postais em inglês junto com outros estudantes de faixa etária similar em diferentes países.

A ideia é baseada em uma prática antiga, que antecede a era do e-mail, em que pessoas desconhecidas cadastravam seus endereços em clubes de correspondência para trocar cartas, selos e postais com gente de todo o mundo. Isso estimulava a atenção com a gramática e propiciava o aprendizado de diferentes idiomas. A proposta do Penfriends é que a ferramenta sirva de apoio para os professores, dentro e fora da sala de aula, para estimular o uso do inglês em atividades mais cotidianas e para maximizar o aprendizado por meio da interação com pessoas de outras culturas.

A atualização do sistema foi realizada para melhorar a experiência do usuário. A versão 3.0 traz agora duas interfaces diferentes: uma que chama Bright e é voltada para crianças e alunos mais novos, com um apelo mais próximo do universo escolar e uma chamada Classic, com recursos mais fotográficos e projetado para alcançar adolescentes e estudantes mais velhos.

Além disso, foram usados princípios de gamificação para tornar a atividade mais atraente. Os professores que completarem missões, como conectar-se em uma escola em cada continente, preencher suas informações de perfil, adicionar informações de férias, concluir ligações com outras instituições e promover a troca de postais, por exemplo, receberão emblemas digitais que integrarão seus usuários na rede.

Encontrar a conexão ideal com outras escolas também ficou mais simples e rápido. O Penfriends fará sugestões de conexões, usando como base um algoritmo que considera o tamanho da turma, o nível de inglês, a distância (tratando como prioritário as mais longas), entre outros quesitos. Os gestores podem ainda realizar a conexão de forma manual ou elaborar uma lista de instituições desejadas no futuro. Assim que os dois lados estiverem de acordo, é só começar a produção dos posts.

A ferramenta pode ser usada em computadores ou em sistema mobile, possui atualmente mais de 5 mil escolas cadastradas em 100 países e acumula a troca de cerca de 92 mil cards. A navegação é intuitiva e basta que a instituição de ensino faça seu cadastro gratuito para que os alunos possam usá-la de maneira orientada por seus professores.

SOBRE CAMBRIDGE ENGLISH

Cambridge English Language Assessment é o departamento sem fins lucrativos da Universidade de Cambridge especializado em certificações e avaliação da língua inglesa com um amplo portfólio, estruturado em níveis, para diferentes públicos e objetivos. Com mais de 100 anos de tradição e atuando em mais de 130 países, os certificados Cambridge English são reconhecidos internacionalmente por mais de 20 mil instituições, empresas e órgãos governamentais no mundo todo. O departamento conta com os melhores especialistas na área de avaliação linguística, que se dedicam ao desenvolvimento e ao controle de qualidade dos exames Cambridge English. No mundo todo, mais de 5 milhões de pessoas prestam os exames anualmente.

Nenhum comentário