Últimas

cAsA - Obras Sobre Papel abre exposição "Impressões - Mulheres artistas no acervo da cAsA", dia 30 de março

50 OBRAS DE 43 IMPORTANTES ARTISTAS ESTÃO NA MOSTRA 
QUE TEM CURADORIA COLETIVA ASSINADA PELO ESPAÇO

Käthe Kollwitz
A primeira exposição assinada coletivamente pela equipe da cAsA – Obras Sobre Papel, Impressões - Mulheres artistas no acervo da cAsA, será inaugurada no dia 30 de março, às 20h. A mostra reúne gravuras de artistas mulheres de renome, como Käthe Kollwitz, Tarsila do Amaral, Fayga Ostrower, Lotus Lobo, Maria Bonomi, Tomie Otahke, Renina Katz, Lygia Pape, dentre muitas outras, somando 52 obras de 43 artistas. Na ocasião também será lançado o catálogo da coletiva.

O processo curatorial, assinado pela equipe do espaço - Lúcia Palhano, Paulo Rocha e Thyer Machado –, foi iniciado pelo simples ato de abrir as gavetas das mapotecas, buscando conexões e rastros possíveis. Tal experiência, permeada por conversas extensas, caminhou por uma construção não sistemática da exposição, propondo um olhar afetivo para os trabalhos do acervo.

“Instigados pela possibilidade de revisitar obras tão variadas a partir da imersão no acervo, encontramos nas artistas um leitmotiv, um pretexto para o agrupamento, uma pergunta insistente que perpassa não apenas o fazer curatorial e a arte, mas aos problemas de gênero, políticos e institucionais”, contam os curadores.

O recorte, longe de pretender uma homogeneização das obras, abriu espaço para radicais singularidades, evidenciando para além das características comuns (“ser mulher”, “ser artista”, “ser uma obra de gravura”) múltiplos jogos de forças nos quais a diferença salta aos olhos e cada obra instaura um mundo em diálogo com outras obras e com o espectador.

A escolha curatorial não é neutra tampouco casual, já que é necessário lembrar que sempre houve na história da arte um apagamento das mulheres. É preciso buscar outra memória e estabelecer novas narrativas. Não se trata de um viés nostálgico, historiográfico ou de um “resgate”. Sim de lançar um olhar que ilumine aquilo que possa estar de fora, buscando marcas, sinais e impressões do que já foi, mas ainda não desapareceu.

“Assim reunidas, como se compusessem certa unidade, essas obras de mulheres distinguem-se, antes, como singularidades absolutas, mesmo que se possam enfeixar em pequenos agrupamentos: insetos, rostos femininos, formas geométricas, formas abstratas. Por isso o observador talvez seja obrigado a considerar que a força da forma e da cor que essas obras encerram reside justamente em sua maneira singular de afirmar a arte, através do gesto definitivo da gravura”, comenta Lucia Castello Branco, em texto crítico sobre a mostra.

SERVIÇO

Exposição " Impressões - Mulheres artistas no acervo da cAsA "
Curadoria: cAsA – Obras Sobre Papel: Lúcia Palhano, Paulo Rocha e Thyer Machado.
Inauguração: 30 de março de 2017, às 20h.
Visitação: até 30 de maio.
Local: cAsA – Obras Sobre Papel (Avenida Brasil, n° 75).
Horário de Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 10 às 19h.
Sábado, das 10 às 14h.
Informações: (31) 2534-0899

Nenhum comentário