Últimas

Dia Mundial da Água: soluções ecoeficientes garantem o consumo consciente da água

Lorenzetti investe em soluções ecoeficientes que evitam o desperdício de água, além de medidas internas, que favorecem o consumo consciente nas instalações fabris

A partir de 2014, os Estados da Região Sudeste conviveram com o temor do racionamento de água. No entanto, o momento difícil e penoso para toda a população foi um importante aprendizado sobre o consumo consciente da água. Engajadas com essa preocupação da população brasileira, as indústrias seguem investindo em soluções ecoeficientes. É o caso da Lorenzetti, que concentra 10% da sua produção total em produtos sustentáveis.


Na categoria de duchas e chuveiros elétricos, a Lorenzetti possui modelos de duchas Flex (foto), compatíveis com aquecedores a gás, solar e boiler elétrico, capazes de economizar água por terem sistema inteligente de funcionamento, aquecendo-a instantaneamente assim que o registro é aberto, controlando a temperatura desejada do banho até a chegada de água quente do sistema principal. Dessa maneira, é possível evitar o desperdício de água fria parada na tubulação, possibilitando a economia de até cinco litros de água por banho.


Os metais sanitários da Lorenzetti também são desenvolvidos para evitar o desperdício de água. A torneira LorenSense (foto) de acionamento automático, por exemplo, é a primeira do mercado a possuir um sensor embutido na saída de água, o que facilita a abertura do jato, uma vez que é necessário apenas inserir as mãos embaixo da torneira, reduzindo em até 70% o consumo de água.


O prático e acessível dispositivo EcoCasa, por sua vez, torna qualquer misturador ou torneira de mesa um produto economizador de água, proporcionando a redução média no consumo de 50%, de acordo com a regulagem e a pressão da água no local da instalação.

Com sistema que mistura o ar com a água, semelhante ao arejador utilizado em torneiras e misturadores, as duchas LorenAir (foto) proporcionam jato d'água uniforme, dando sensação de mais volume de água, o que contribui para a redução do consumo.



Com preço acessível, a torneira plástica Eco Fortti de fechamento automático reduz em até 60% o consumo de água e se destaca por ser a primeira do segmento com regulador de vazão integrado ao produto. O regulador permite o controle da saída da água e funciona também como registro, fechando o fluxo da torneira para eventuais manutenções, sem inutilizar outros pontos de uso.

Medidas Internas. Na fábrica de metais sanitários da Lorenzetti, desde 2009, 85% da água utilizada na galvanoplastia, processo responsável pelo tratamento de superfícies, é reutilizada. A partir de campanhas internas, a Lorenzetti reduziu em 40% o consumo de água, por meio de ações simples, sem interferência na produção e no engajamento dos funcionários, como a instalação de hidrômetros setorizados, redutores de vazão e arejadores nos pontos de consumo coletivos. Outra medida adotada foi a instalação de sistemas de reuso da água de chuva para limpeza de áreas, como pátios e pisos das áreas fabris.

“Atualmente, 4% do faturamento da Lorenzetti corresponde ao segmento de produtos sustentáveis. A Lorenzetti segue acompanhando esse movimento e temos notado que a demanda está crescendo continuamente, de maneira que temos um portfólio completo de soluções ecoeficientes e estamos trabalhando no desenvolvimento de novos produtos”, ressalta Alexandre Tambasco, gerente de marketing da Lorenzetti.

Nenhum comentário