Últimas

1ª edição da FESTA TRADICIONAL ITALIANA DE BELO HORIZONTE será dia 4 de junho, na Savassi

A CULTURA ITALIANA EM MINAS SERÁ CELEBRADA COM MÚSICA, DANÇA, TEATRO E GASTRONOMIA, E PARTICIPAÇÃO DA VICE-CAMPEÃ DO MASTERCHEF BRASIL, BRUNA CHAVES

Festa Italiana 2016 - Foto Stael Cascelli
A maior celebração entre a Itália e o Brasil, em Belo Horizonte, está de volta em 2017: no dia 4 de junho, a partir das 11h, a Avenida Getúlio Vargas, na Savassi, recebe as cores e sabores da "Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte". A Festa é apresentada pelo Ministério da Cultura e realizada pela Associação de Cultura Ítalo-Brasileira de Minas Gerais - Acibra MG, neste ano em parceria com a Cultura Criativa Assessoria e Empreendimento LTDA.

Mais de 60 mil pessoas da comunidade italiana em Minas Gerais e da capital mineira reúnem-se para comemorar o dia da República Italiana e a integração entre as duas culturas. "A Festa Tradicional Italiana é um momento de celebração importante para a comunidade italiana em Minas Gerais. É um evento familiar que comemora a amizade entre os povos e a contribuição que os italianos deram à fundação e ao desenvolvimento de Belo Horizonte", diz o Presidente da Acibra MG, Anísio Ciscotto.

Em sua 11ª edição, o evento mantém a parte tradicional que sempre o caracteriza, com danças folclóricas, cantores de tradição italiana em Minas Gerais, área para as crianças e a presença da Banda da Policia Militar de Minas Gerais, tocando os hinos nacionais italiano e brasileiro, além da parte gastronômica que sempre recebe os mais tradicionais e prestigiados restaurantes italianos da grande BH.

A programação conta ainda com um concerto didático de música barroca, teatro de rua, oficinas para as crianças, e momentos de interação com o público, com a participação especial de Bruna Chaves, mineira e vice-campeã do Masterchef Brasil 2016, que vai promover aulas-show com a colaboração de chefs italianos e uma competição de culinária bastante animada entre famílias, no Espaço "Italian Chef".

As propostas para esta edição não terminam aqui. Em comemoração ao junho Italiano, a programação inclui um seminário, uma mostra de cinema e uma apresentação teatral para encerrar o mês dedicado à Itália.

"Esta é a 11ª edição da Festa, um marco importante para a história desta grande celebração e desta Associação, pois é o início de uma nova etapa. A Festa é uma tradição e faz parte do calendário oficial da Prefeitura de Belo Horizonte, o que faz com que seja tão esperada por italianos, descendentes e simpatizantes da cultura italiana. Agora damos início a uma nova década de amizade e interação entre Itália e Belo Horizonte", afirma o Presidente Honorário da Acibra MG, Mario Araldi.

PROGRAMAÇÃO JUNHO ITALIANO

No dia 03 de junho, véspera da 11ª Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte, acontece o VII Seminário da Imigração Italiana em MG, na Casa Fiat de Cultura. Logo após a grande Festa, o MIS Cine Santa Tereza recebe uma mostra de filmes italianos realizada em parceria com o Instituto Italiano di Cultura de São Paulo e a Fundação Municipal de Cultura de Belo Horizonte. E, para fechar o mês, no dia 30 de junho, o ator italiano Maurizio Donadoni apresenta o espetáculo Basta recitare, no Teatro da Cidade.

O TEMA

Em 2017, o Ministero degli Affari Esteri e della Cooperazione Internazionale proclamou a data de 2 de março como "Dia do Design Italiano no Mundo". Dialogando com esta proposta, a Festa traz o Design como tema da edição. Em colaboração com entidades de prestígio - como Fiat, Alfa Romeo Club, Via Veneto, Prima Linea e a Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) - automóveis, peças de vestuário, quadros e outros objetos marcantes do Design Italiano terão espaço de exposição dedicado do evento, onde também acontecerão mini palestras sobre assuntos diversos.

A ORIGEM

A Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte surgiu para celebrar o dia da República Italiana, comemorado em 2 de junho. Desde a sua primeira edição, em 2007, o evento representa a confraternização e integração das comunidades italiana e mineira, e tornou-se uma data fixa no calendário da Prefeitura e é aguardado por toda Belo Horizonte.

A Festa é também uma ocasião para a cidade dialogar com o "Sistema Italia", representado pelas instituições e entidades italianas presentes em Minas Gerais e conta com a participação do Consulado da Itália em Belo Horizonte, da Câmara de Comercio Ítalo-Brasileira, dos Comitês e das Associações Regionais Italianas. O evento é realizado pela Acibra MG – Associação Cultural Ítalo-Brasileira de Minas Gerais e Cultura Criativa, conta com o suporte de Grupo Rima, Grupo Aethra, Picchioni, Wäls, Terni, OMR, SADA, Seris, FIAT, Fundação Torino, Ibiritermo, CHN Industrial, New Holand, Iveco, CAIXA, Teksid e Tiberina.

SERVIÇO:

Festa Tradicional Italiana de Belo Horizonte
Data: 04 de junho de 2017
Horário: das 11h às 21h
Local: Avenida Getúlio Vargas, entre a Av. Cristóvão Colombo e Rua Professor Moraes.
Entrada: 1kg de alimento não perecível
Informações: (31) 3273-7402 - Daniela Souza
Facebook.com/FestaItalianaBeloHorizonte
www.acibramg.com.br
Twitter.com/acibramg
Instagram.com/acibramg

Nenhum comentário