Últimas

Elementos subjetivos e éticos da cinematografia são discutidos em curso de extensão

Em Cinematografia, Motor das Mídias os alunos analisam as dinâmicas do universo audiovisual. Data de início prorrogada para o próximo dia 23/05.


Compreender os conceitos-chave da linguagem audiovisual, desde as experiências iniciais, no século XIX, até a contemporaneidade, de uma maneira abrangente e analítica é um dos principais objetivos do curso de extensão Cinematografia, Motor das Mídias, que começará na FESPSP (Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo), no dia 23 de maio de 2017. As aulas, realizadas em parceria com a Estate Produções, são pautadas em temas como: Introdução à história e linguagem audiovisual; Introdução geral à dramaturgia; A realização e o apuro artístico nos meios de expressão, o percurso histórico, a fotografia no cinema, a relação entre o desenvolvimento dos aparatos técnicos, metodologia e estética; entre outros.

O curso pretende oferecer instrumentos analíticos para a apreensão e entendimento das dinâmicas que se estabeleceram a partir da utilização do uso de elementos da arte, do encantamento e da tecnologia criativa do universo audiovisual. “Habilitamos o aluno para analisar e ter conhecimento geral acerca dos processos de criação, dramaturgia, estruturas narrativas, leitura e escrita de roteiros, bem como para a compreensão dos elementos subjetivos e éticos presentes no corpo das obras, além das diversas etapas afeitas à produção de um projeto audiovisual”, explica a Profa. Dra. Cecilia Almeida Salles, docente do curso.

As aulas são voltadas a pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação, especialmente bacharéis em Ciências Sociais, Pedagogia, Biblioteconomia, Ciências da Informação, História, Geografia, Jornalismo, Letras, Artes, Filosofia, Comunicação, Psicologia, Educação e Serviço Social. Voltado, também, a professores das diversas áreas de saber e níveis de ensino. Mais informações pelo telefone 3123-7800 ou 3123-7823 ou pelo e-mail extensao@fespsp.org.br.

Serviço

Curso de Extensão: Cinematografia, Motor das Mídias
Local: Campus FESPSP – Rua General Jardim, 522 – Vila Buarque, São Paulo - SP
Período: 23 de maio a 11 de julho de 2017.
Horário: Terças-feiras, das 19h às 22h30.
Carga Horária: 32 horas
Docentes: Alziro Barbosa, Carlos Nader, Cecilia Almeida Salles, Erminia Maricato, Jessé De Souza, Laurindo Leal Filho, Marcelo Gomes, Reginaldo Nasser, Carolina Gonçalves e Eduardo Chatagnier.

Sobre a Estate

A Estate atua no audiovisual nacional há 16 anos, realizando a curadoria de projetos culturais como o ENTRETODOS – Festival de Curtas-Metragens de Direitos Humanos – desde 2007, e o CineComentado – Mostra de Cinema e Debates – desde 2004, além da produção, direção, criação e coordenação de filmes e documentários como “Quem Traduz Boris?”.

Visite nosso portal: www.fespsp.org.br

Nenhum comentário