Últimas

Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador deve reunir mais de 200 mil pessoas no Parque da Gameleira em Belo Horizonte

Evento, realizado em parque restaurado, deve movimentar R$ 20 milhões em negócios e ter a participação de mais de 1.800 animais; inscrições dos criadores podem ser feitas a partir do dia 15 de maio

Exposição Nacional crédito Júlio Oliveira
Os preparativos para a maior exposição de equinos de uma mesma raça da América Latina já estão adiantados. A capital mineira vai receber, de 18 a 29 de julho, a 36ª Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador, organizada pela Associação Brasileira dos Criadores do Cavalo Mangalarga Marchador (ABCCMM) no Parque Bolivar de Andrade, mais conhecido como Parque da Gameleira em Belo Horizonte. A estimativa de visitantes deste ano deve superar a do ano passado e ultrapassar os 200 mil visitantes. A Nacional deve movimentar R$ 20 milhões em negócios nos leilões, shopping de animais e vendas diretas entre os criadores.

A expectativa é de reunir 1.800 animais. A grande novidade deste ano é que a Nacional será realizada em um Parque da Gameleira revitalizado. As inscrições para a participação de criadores começam dia 15 de maio e vão até o dia 25 de junho. Durante o ano inteiro são realizadas exposições e provas para os cavalos da raça obterem pontuação. “É como um campeonato de pontos corridos. Participam das últimas provas na Exposição Nacional quem acumulou mais pontos durante o ano. Há animais que já conseguiram essa pontuação, mas, até 25 de junho, teremos eventos para essa classificação”, explica Guilherme Lages, gerente de Marketing da ABCCMM. Serão mais de 60 provas oficiais na disputa pelos títulos de Campeões Nacionais da Raça de 2017.

“Estamos aguardando um grande evento com um público seleto de criadores e apaixonados pela raça em uma estrutura diferenciada. Vamos aprimorar ainda mais o maior evento da raça, tornando-o mais dinâmico e atrativo”, comenta Daniel Borja, presidente da ABCCMM. Ele acrescenta que “a revitalização do parque dará uma cara nova à Nacional com mais conforto e melhor atendimento aos associados e visitantes”.

Revitalização

A revitalização do Parque é um investimento do governo do Estado. Entre as obras estão a reestruturação da rede elétrica, a construção de novos currais, pintura de pavilhões, instalação de duas balanças para pesagem dos animais, impermeabilização das lajes da arquibancada situada em frente à pista de julgamentos e instalação de novos banheiros. O Pavilhão Redondo, onde ocorrem os leilões, ganhará isolamento acústico e uma reforma do telhado.

Inaugurado em 1938, o tradicional Parque da Gameleira tem uma área de 97 mil m² e conta com currais, baias, pavilhões, pista de areia, área de estacionamento e toda a estrutura necessária para realização de eventos agropecuários. Além da ABCCMM, ele abriga mais 16 associações de equinos, bovinos, escritórios de agricultura e apicultura.

O Cavalo do Trabalho e do Lazer

O tema da Nacional deste ano destaca as habilidades da raça: O Cavalo do Trabalho e do Lazer. “Queremos dar ênfase a outras características do Mangalarga Marchador. A raça é dócil, boa de sela, obedece aos padrões internacionais e pode ser usada para cavalgadas, lida no campo, passeios e competições de marcha”, ressalta Guilherme Lages. Ele explica que, no esporte, o Mangalarga Marchador é utilizado em enduros equestres, provas de maleabilidade, baliza e tambores. O animal também é o preferido para a prática da equoterapia.

Novidades

Entre as novidades de 2017, além da revitalização do Parque da Gameleira, está o funcionamento de um banco 24 Horas no interior do parque, um fraldário e um quiosque onde será possível obter informações sobre o evento. O espaço gastronômico também será ampliado. Para as crianças será oferecido um espaço Kids no local conhecido como Redondo, onde eram realizados os leilões da Nacional.

Nenhum comentário