Últimas

Nasajon Sistemas realiza I Fórum de Contabilidade e Tecnologia



Realizado no dia 31 de maio, o Soma - I Fórum de Contabilidade, Tecnologia e Inovação surpreendeu participantes e palestrantes com a constatação de que por trás dos debates acerca da tecnologia e da inovação figurava sempre a mesma base: o profissional ético e seus valores. Apresentado pela Nasajon Sistemas, sua idealizadora, como o primeiro evento da categoria, o Fórum reuniu cerca de 90 pessoas no auditório do Ibmec, no centro do Rio de Janeiro.

Seis painéis de apresentações abordaram desde as principais tendências do futuro dos negócios, até o cenário atual da economia e da contabilidade brasileira. Enquanto o software se apresentava como a representação da tecnologia e um propulsor das práticas da área, o termo “Contabilidade Criativa” surgia a cada reflexão sobre ética.

O contador do BNDES e professor do Ibmec, Paulo Henrique Pêgas, apresentou em sua palestra uma comparação entre os impostos brasileiros e os praticados nos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). Já Claudio Nasajon, fundador da Nasajon Sistemas e colunista da JB FM, dissertou sobre empreendedorismo e explorou cases de sucesso que reforçam a premissa de que delegar e focar em diferenciais podem impulsionar o sucesso de empresas. Alex Campos, comentarista da JB FM e colunista de educação financeira do O Dia e do Diário de São Paulo, introduziu a reflexão que se estendeu até o painel de debates: “É preciso pensar sobre a contradição entre a evolução tecnológica e a involução humana”.

A figura do “profissional” e os seus desafios foram pontos relevantes da discussão final, que contou com a participação especial do professor do Ibmec Claudio Ulysses, como mediador, e do subsecretário do governo do estado, Raphael Albergarias.

Participantes do Fórum comemoraram a realização do evento, pois, segundo eles, há carência de iniciativas desse porte. “Pra mim, essa parceria entre contabilidade e tecnologia é tudo!” contou Alexandra Rodrigues, contadora e empresária, participante do evento. “Para o profissional de contabilidade, essa adequação já passou do tempo. Ouvir palestrantes tão importantes é fundamental para adequar o meu escritório ao que está acontecendo hoje”, completou ela.

Promovido pela Nasajon Sistemas e pelo Ibmec, o Fórum contou ainda com a participação do sócio-administrador e fundador da Bavini Ferreira Corretora e Seguros, Paulo Bavini; do supervisor comercial e contador da Nasajon Sistemas, Thiago Martins; do contador do BNDES e sócio-fundador do Instituto de Pesquisa e Estudos Contábeis do RJ, José Antônio Felgueiras.

Nenhum comentário